Pilsen ou Lager: qual a melhor opção?

Ao chegar em uma casa especializada em cervejas e chopps especiais, você pode se deparar com a dúvida: qual a diferença entre Pilsen e Lager? E a diferença não está somente na turbidez como o garçom foi orientado a dizer, ela ultrapassa esse detalhe, e é justamente o que vamos abordar hoje.

Toda Pilsen é uma Lager! Isso porque existem dois tipos de cervejas de maneira geral: Ale e Lager. Dentro da família das Ales, Pale Ale, India Pale Ale e até cervejas que não levam o Ale no nome podem ser Ale, um exemplo disso é a Porter e a Stout. Já no grupo das Lagers, American Light Lager, Dunkel e Pilsens são exemplo deste grupo. Então uma Pilsen é um exemplo de Lager.

Para características que diferem uma Pilsen de uma Lager, o amargor é o principal detalhe. Enquanto que uma Pilsen tem amargor entre 25 e 45 em unidades de amargor, as “Pilsens” vendidas em larga escala não tem amargor passando de 15! Outro detalhe é que Pilsens são cervejas alemãs, e portanto são Puro Malte. A presença marcante de maltosidade e maior corpo diferem as duas primas. As Pilsen são filtradas, e nisso ela parece muito com as cervejas encontradas na gôndola brasileira com o mesmo nome. A diferença é que uma Pilsen, representante de fato do grupo, brilha como uma estrela, enquanto que cervejas com alta carga de cereais não maltados acabam tendo seu brilho um pouco apagado.

Agora quando for pedir sua Pilsen ou sua Lager você já sabe que os detalhes fazem sim toda diferença. A Bravo!Brew não tem uma Pilsen no portfólio, mas uma Lager. Apesar disto, para fazer uma Pilsen de verdade não é nada difícil. Na biblioteca de receitas da Bravo!Machine é possível encontrar uma Pilsen de verdade, e o melhor, você pode fazer ela do jeito que bem entender.

COMENTÁRIOS 0 comentários