Lúpulo: uma relação de amor e ódio

Fonte: The Telegraph

Você já deve ter se aventurado em diferentes cervejas no mercado para conhecer quais sabores estão escondidos nas diferentes garrafas. São bebidas das mais diferentes cores, estilos e amargores. Hoje vamos conversar um pouco melhor sobre o lúpulo, o principal responsável pelo amargor das cervejas, mas que também pode contribuir para aquele aroma cítrico ou herbal espetacular encontrado somente nas melhores cervejas, mas facilmente encontrado nas cervejas artesanais.

A planta do lúpulo está inserida na família Cannabinaceae, e tem especificidade para temperaturas e períodos de luminosidade. A flor do lúpulo é usada na bebida com o intuito de promover as características florais e de amargor, mas também auxilia na conservação por conter compostos bacteriostáticos. Os compostos ativos de sabor do lúpulo são resinas e óleos essenciais, produzidas na glândulas de lupulina encontradas nas plantas fêmeas da planta de lúpulo.

IMG_0051

Fonte: Acervo do autor

Um dia destes, fui a um bar bastante famoso na cidade, conhecido por cervejas diferentes e encontrei um amigo que sempre compra minhas cervejas. Ao cumprimentá-lo perguntei o que tinha pedido para beber e me deparei com a seguinte resposta: “muito boa, mas muito amarga”. Mas foi exatamente o que pediu: India Pale Ale – IPA, um dos estilos mais trabalhados no amargor. Por isso conhecer o estilo o qual vai apreciar já prepara seu paladar para a experiência. Os diferentes estilos cervejeiros têm um amargor já conhecido e conhecer o estilo previamente ajuda a entender melhor o que a cerveja tem de importante.

O amargor da bebida pode ser medido em uma escala de amargor conhecida simplesmente como IBU. A Unidade Internacional de Amargor (International Bitterness Units – IBU tenta por meio de uma padronização em laboratório definir o nível de amargor da cerveja, e coloca em uma escala, se o líquido possui grandes ou poucas quantidade dos compostos de amargor. Só para se ter noção, as cervejas comerciais mais vendidas no Brasil tem amargor de 6 a 14, enquanto que as melhores cervejas especiais têm amargor que pode passar de 100 nesta escala.

Fonte: Snooth

Procure saber o amargor da bebida antes de pedir sua cerveja. Para informações mais avançadas sobre cervejas e lupulagem, continue explorando o site e conheça muito mais que o básico nas plataformas intermediárias e avançadas sobre o assunto, e boa cerveja.

COMENTÁRIOS 0 comentários