Faça seu próprio airlock e economize

Atualmente, o custo de um airlock, peça responsável pelo alívio de CO2 gerado na fermentação da cerveja pode chegar próximo do custo do balde fermentador e todas suas conexões. Apesar de ser uma peça simples de plástico, o preço é alto porque este elemento é bem específico, e o lojista acaba ficando com a peça em estoque por um longo período (você cervejeiro vai comprar poucas vezes um airlock).

IMG_9895

Além do preço, em fermentações ávidas, pode ocorrer extravasamento do mosto ainda açucarado, que dificulta a limpeza com o tempo

IMG_9896

Uma forma fácil e barata de produzir seu próprio airlock é com um pedaço de mangueira e um copo, nesta postagem, vamos mostrar o tutorial com um tubo falcon, peça encontrada em lojas para laboratório a preço de centavos.

  1. Faça dois furos na tampa do tubo, um orifício pequeno e um com diâmetro maior, para que a mangueira passe bem rente pela furação.

Esquema

Neste modelo, foi utilizado um adaptador do tipo espigão para conectar a mangueira, mas você pode ligar a mangueira diretamente, sem adaptador.

  1. Conecte uma ponta da mangueira ao airlock e a outra ponta à saída do fermentador e pronto, seu airlock caseiro está pronto.

IMG_9893

O interessante de usar um airlock caseiro para fermentação é que caso suje a mangueira, você pode trocá-la e evitar aborrecimentos com limpeza e contaminações.

Para maturação, o interessante é então comprar um airlock, ou então um sterilock® para economizar no espaço e já que o objetivo da peça na maturação é predominantemente evitar entrada do oxigênio atmosférico em contato com a bebida.