Como deixar sua cerveja cristalina

A cerveja artesanal é naturalmente mais turva. Se seu objetivo é ter uma cerveja caseira translúcida, saiba que apenas alguns estilos permitem esta cristalinidade, e que este parâmetro não é necessário em uma cerveja feita com equipamentos relativamente simples.

Hoje vamos falar de formas para deixar ela mais cristalina e artifícios que podem facilitar seu trabalho.

Fonte

A trasfega é ponto crucial!

Quando você transfere somente o líquido para outro recipiente rejeitando as leveduras, sua cerveja vai naturalmente ficar mais cristalina. Não aerar a bebida neste procedimento é mais que importante, porque o oxigênio quando ataca a bebida pode transformá-la em ácido acético, mais pulgente na sensorial.

 

Fermentar em fundo conico

Um fermentador de fundo cônico pode custar até 3 vezes mais que um comum de fundo chato, mas a aparência da cerveja quando colocada no copo, principalmente para os apreciadores iniciantes, vai ser mais transparente. Retirar periodicamente o decantado no fundo do fermentador cônico vai permitir cervejas lindas (não que as turvas não sejam).

fermentador

Fonte

Temperatura

Deixar por um tempo a temperaturas mais baixas vai gerar a decantação dos sólidos solúveis e principalmente das leveduras. Deixe próximo de 0ºC por algumas semanas e você vai notar nitidamente a queda da turbidez.

 

Gelatina

Solubilizar gelatina sem sabor e deixar que gelatinize no topo do fermentador levando para baixo grande parte da turbidez é uma solução, mas eu particularmente indico cuidado redobrado nesta prática. Pedaços da gelatina podem ir para a garrafa e se tornar um incomodo ao beber, dando aspecto de sujeira na bebida, por isso, evite se possível utilizar gelatina.

Coagulantes

Whirlfloc e Irish Moss são exemplos de coagulantes utilizados na fervura para se combinar a proteínas livres, decantando eventuais proteínas em suspensão que podem causar turbidez à bebida final. Importante: os coagulantes devem estar associados a redemoinho (whirlpool) de forte e constante atuação.

Fonte

Combinações

Acertar nas combinações podem levá-lo você até o que você deseja. Experimente, por exemplo, trasfegar e deixar maturando a baixas temperaturas por um período mais longo. Ou ainda, utilizar fundo cônico e coagulantes. Mas lembre-se, aquele aspecto cristalino de cervejas pilseners comerciais não são desejadas em todas bebidas.

COMENTÁRIOS 0 comentários